Como sabido, a data simboliza a busca da árdua igualdade social entre nós e os homens , respeitando-se as diferenças biológicas sem que essas sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher.
Embora a luta feminina e a idéia já venha de longa data e em vários países, apenas em dezembro de 1977 o Dia Internacional da Mulher foi adotado pela UNESCO, para lembrar nossas conquistas sociais, políticas e econômicas, bem como a discriminação e a violência a que muitas ainda são submetidas em todo o mundo. Já em 02/1909 os Estados Unidos celebrava o "nossso dia", pelo partido socialista, em memória da greve das operárias da indústria do vestuário de Nova York. No Brasil, nos idos de 1915 nós já defendiamos a luta de classes, o divórcio e o amor livre, sendo que apenas em 1933 nos foi concedido o direito ao voto (na prática em 1945). Porém, só no ano de 1947 pela primeira vez o dia 8 de março foi comemorado pelas brasileiras que até hoje se esforçam para tentar diminuir e, quiçá um dia terminar com o preconceito e a desvalorização. Mesmo com todos os avanços, ainda sofremos com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira, bem como o desafio (e mesmo a cobrança) de sermos "boas" mães, fêmeas e profissionais sem perder a doçura/ternura.
Se precisamos ser super-mulheres e embarcarmos em tantos papéis concomitantemente, a data haverá ainda de ser "comemorada" por muitos anos e nos outros 364 dias de cada não nos deixarmos esmorecer pela desumanidade de séculos de cultura machista e mesmo assim continuarmos amando nossos homens!
Mulheres - Por Vito Cesar Se precisamos ser super-mulheres e embarcarmos em tantos papéis concomitantemente, a data haverá ainda de ser "comemorada" por muitos anos e nos outros 364 dias de cada não nos deixarmos esmorecer pela desumanidade de séculos de cultura machista e mesmo assim continuarmos amando nossos homens!
Mulheres serenas, promessas de nada.
mulheres de vento, de sopro divino,
mulheres da vida, melhor ter vivido...
Mulheres de tempo, em que tudo que havia fazia sentido,
mulheres faceiras, as mais feiticeiras, melhor ter sorrido...
Mulheres de tantos e tantos perigos,
mulheres de vidro e de vã harmonia,
mulheres no cio, as mais parideiras, melhor ter nascido...
Mulheres de luzes e de absinto,
mulheres que um dia sonhei colorido,
mulheres de santos, mulheres de igrejas,
as mais rezadeiras, melhor sacrifício
Mulheres que um dia deitaram comigo,
mulheres tão lindas e de maior juízo,
mulheres de danças,
as tranças nos ombros, meus olhos caídos....
Mulheres de um tempo em que estive sozinho,
mulheres de riso abrindo janelas,
mulheres que sonham, seu sono macio, melhor o seu ninho....
Mulheres do dia e da noite, eternos,
mulheres que lutam, raízes na terra,
mulheres que as feras, no meio da noite, não mais intimidam...
Mulheres teares, tecendo seu linho,
mulheres tão loucas,
Seu beijo na boca, uma taça de vinho....
Nenhum comentário:
Postar um comentário