Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FILHOS SÃO DO MUNDO

      Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
      Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.
      Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
       Isto mesmo!
      Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder?  Como?  Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos?
     Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.
E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!
     Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os filhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo!
     Mas é.
Eles são do mundo.
     O problema é que meu coração já é deles. É a mais concreta realidade.
    Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas 'crias', que mesmo sendo 'emprestadas' são a maior parte de nós !!!
    "A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "
  (José Saramago)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Porto Alegre

   As pessoas andam pelo Centro da cidade quase alheias as belezas que as rodeiam. Algumas me olham um pouco espantadas ao me perceberem andando com a cabeça e o olhar ao alto, outras (poucas) buscam ver o que estou mirando. É engraçado... Outro dia não me contive e "cliquei" algumas passagens...

A praça da Matriz é linda com a Igreja ao fundo...

Na Rua do Correio do Povo o "esqueleto" de um antigo prédio me impressiona...


    Estava anoitecendo mas a visão do prédio entre as árvores da praça do Rosário me enfeitiçou. Aos meus amigos profissionais peço humildes desculpas pela audácia em postar o resultado de pouca qualidade em decorrência do equipamento: um celular! Os "motivos" mereciam"


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Rainha do Mar


        Embora no sul, onde as praias são planas, o vento sopra insistente, as águas são frias e nada cristalinas, Rainha do Mar é linda! Ainda é erma e oferece momentos de paz e beleza ímpares aos que sabem Ver e Apreciar o encantamento da natureza. O perfume salgado do fim do dia e as cores empalidecendo lentamente trazem as elegantes gaivotas, pesqueiras de bico longo. Elas não se intimidam com minha presença. Ficam a uma distância razoável entre o mirar o mar, bicar na areia e alçar vôos razantes próximos ao pescador solitário. Me olham de quando em quando, alongando-se como se posando altivas para a foto. O sorriso me sai espontãneo. Minha alma inunda-se de mansidão! E continuo a caminhada...

   E vejo que outros também se deleitam com o presente gratuito e mágico. Disfarço o quanto posso ao bisbiliotar fotograficamente suas privacidades...

 Contemplo mais um pouco, sentada em uma pedra. A noite já vem. Devo voltar!

     E a volta me premia com alguma luz ainda batendo morna nas flores do caminho...




Chego em casa, me olho no espelho e me vejo leve.
É bom viver!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Viva a INTERNET!

      Para pessoas de minha geração ainda há surpresa e uma dose de incredulidade com as maravilhas da informação eletrônica. O mundo está "aberto" e qualquer assunto pode ser buscado e encontrado via internet!
     A saudade aperta no peito e ao colocar o nome de meu filho no google o encontrei inesperadamente em uma entrevista sobre intercambio. Mais tarde soube que a matéria saiu na Zero Hora, no Caderno de Ensino, em março/2011. Orgulhosa de meu "pequeno" não posso não me exibir (rsss) "coisas de coração de mãe":
     A Austrália é o paraíso para quem curte natureza: cheia de praias lindíssimas e com um estilo de vida nem tão corrido assim. O país foi a opção do Lorenzo Fabrício Cruz que busca aprimorar o inglês, mas sem descuidar da qualidade de vida. O profissional de turismo e hotelaria estuda, trabalha e se diverte perto do mar e sai para conhecer outras regiões da Austrália sempre que pode. Veja como está sendo a experiência dele:


Lorenzo mora, estuda e trabalha em Sydney
    “Cheguei em New South Wales, em Sydney/Bondi, na Austrália, no dia 26 de outubro de 2010, com visto de estudante para seis meses, mas já estou pretendendo estender para mais 3 ou 4 meses. Moro perto de três praias de Sydney e posso chegar a todas elas em poucos minutos a pé. Sempre desejei morar “com os pés na areia e no mar”,  acredito que isso é qualidade de vida. Também estudo perto da minha casa, o que facilita bastante.
     Estou aprendendo todos os dias e sempre tentando conhecer um lugar diferente por aqui. Quando cheguei, demorei um pouco para me acostumar ao estilo de vida dos australianos. Agora, que o meu inglês esta ficando “afinado”, tudo está mais fácil. Não preciso mais almoçar fast-foods (risos).
Posso dizer que, quanto mais você passa a entender o inglês falado aqui, maiores são as suas chances de conseguir um bom trabalho.
    Sydney é uma das cidades mais caras para se morar na Austrália. O custo de vida aqui é superior aos das outras cidades grandes. Porém, ao mesmo tempo que se gasta bastante em contas como aluguel e alimentação, ganha-se consideravelmente bem para cobrir todas as despesas básicas e tomar lá seus drinks ou cervejas de vez em quando.
Lorenzo (de óculos) com os colegas do curso de inglês
·               Um dos pontos positivos de Sydney é que é possível encontrar diferentes culturas em um mesmo lugar. Também há restaurantes de todas as culinárias. Nesta cidade também existem diversos lugares para sair à noite: os pub’s e boates estão espalhados pelos diversos pontos de Sydney. A cidade também recebe frequentemente grandes eventos, shows, festas e exposições culturais, o que a torna ainda mais interessante e divertida. Outro ponto positivo daqui são as diferentes praias que banham a cidade em curtas distâncias. E todas  elas são realmente belas. Esta grande cidade é ideal também para quem está a procura por trabalho. Você pode encontrar emprego em diferentes áreas, mas as que mais empregam brasileiros são nos setores de Turismo (Bares, restaurantes, eventos), construção civil e outros serviços.Um dos pontos positivos de Sydney é que é possível encontrar diferentes culturas em um mesmo      A experiência de viver outra cultura, diferentes hábitos, experimentar comidas diferentes, conhecer pessoas de diversas culturas, viajar para diversas regiões desse país e viver algo novo são os outros objetivos que tenho aqui. E, se tudo der certo, ainda quero levar alguns dólares para o Brasil! (risos)”
A                       


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Homenagem à Cora Coralina (falecida em 10 de abril/1985)


       Poetisa doceira, florista, sertaneja, verdureira, mãe, cozinheira, mulher! Sua alma meiga transparece clara no olhar e na escrita brejeira iniciada aos quatorze anos de idade, ainda que tenha estudado apenas até a terceira série primária. Escreveu vários livros ao longo da vida, no entando apenas em  1965, já com 76 anos teve publicado o primeiro  (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais). Reconhecida nacionalmente, foi exaltadas por poetas e escritores de sua época:
     Carlos Drummond de Andrade, em junho de 1979 -  "Não tenho o seu endereço, lanço estas palavras ao vento na esperançade que ele as deposite em sas mãos. Admiro e amo você como a alguém que vive em estado de graça com a poesia. Dá alegria na gente saber que existe bem no coração do Brasil um ser chamado Cora Coralina."
    Jorge Amado, em outubro de 1975 - "Dos doces osso dizer que são sublimes e divinos e ainda digo pouco. Da gentileza de enviá-los nada posso dizer, faltando as palavras para agradecer tanta civilização. A senhora é uma artista admirável em sua arte, , a mais nobre das artes, a da culinária."
    Carlos D de Andrade, em janeiro de 1981 - "Você me deu uma grande alegria oferecendo-me o "Meu livro de Cordel. Poesia tão pura, tão humana, tão comunicativa. Você tem o dom de cativar os leitores com  seus versos cheio de alma, de sentimento da terra e de comunhão fraterna com os humildes".

   Nasceu em Goiás, com o nome Ana Lins Peixoto, em 20 de agosto de 1889, na "Casa Velha da Ponte"  (foto abaixo onde hoje é um museu).
Como agora, em 10 de abril, é aniversário de sua morte e como sou "fã de carteirinha" de Cora, não poderia deixar passar em branco!

                                                                MEU EPITÁFIO
                                                  Morta...serei árvore
                                             Serei tronco, serei fronde
                                           E minhas raízes
                                        Enlaçadas às pedras de meu berço
                                     são as cordas que brotam de uma lira.

                                    Enfeitei de folhas verdes
                                  A pedra de meu túmulo
                                 num simbolismo
                               de vida vegetal.

                             Não morre aquele
                         que deixou na terra
                       a melodia de seu cântico
                   na música de seus versos.


                                    (Meu Livro de Cordel, p.95)









segunda-feira, 4 de abril de 2011

Poesia

    Gosto de escrever por escrever, como gosto de clicar por clicar. Me faz bem! Genuíno prazer! Mas hoje fiquei pensando: afinal o que é a poesia? Rima, sentimentos aflorados, necessidade de criação, ou de comunicação, brincar com as palavras? Talvez tudo isto junto e muito mais: gosto pelo belo, prazer em buscar e despertar sentimentos estéticos, se encantar, abertura à uma imersão na alma. Afinal, o que esta fora, está também dentro.... E tudo que está dentro está fora...
    De sorte que a poesia não está apenas nos poemas e versos, na escrita. A vejo na fotografia, na dança, na pintura, num livro, num sorriso, na natureza, num filme, num gesto ou cena do cotidiano, na criança, no velho! É tudo que me encontra ou que eu econtro e de alguma forma me toca, me encanta ou me comove.
    Olhos abertos, ouvidos atentos, passos leves!